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Id:387 - (921)
Autor:Scarparo, Helena Beatriz Kochenborger; Sottili, Thais de Souza; Albert, Carla Estefanía; Jesus, Luciana Oliveira de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Psicologia brasileira é notícia em 1962: breve tempo, sentidos duradouros^ipt / Brazilian psychology in the news in 62: brief time, lasting meanings
Fonte:Memorandum;24:11-28, 2013. .
Resumo:O artigo busca compreender práticas psicológicas no ano da regulamentação da psicologia no Brasil. A pesquisa se baseia em matérias sobre as relações políticas, o comportamento cotidiano e a divulgação científica do jornal Correio do Povo. A coleta ocorreu no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre onde foi feita a seleção e fotografia de materiais referentes à psicologia. Posteriormente, foi criado um banco de dados para análise temática e discussão do material. Dentre os resultados sobressaíram-se algumas estratégias voltadas para a legitimação da área como a inserção na mídia impressa com a divulgação de cursos, pesquisas, debates e aconselhamentos. Foram evidentes as correspondências entre as práticas psicológicas explicitadas no Jornal e o contexto sócio político da época pautado pela ênfase no desenvolvimento econômico e tecnológico, pela evitação de conflitos e pela crença de que a ciência psicológica poderia promover a humanização das relações (AU).^ipt.
Descritores:Comunicação e Divulgação Científica
Prática Profissional
Psicologia
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a24/scarparosottiliabertjesus01/

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Id:378 - (912)
Autor:Abrão, Jorge Luís Ferreira.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O surgimento das práticas de assistência à saúde mental da criança inspiradas na psicanálise no início do século XX através da obra de Durval Bellegarde Marcondes^ipt / The emergence of the practice of mental health care of children inspired by psychoanalysis in the early twentieth century through the work of Durval Bellegarde Marcondes
Fonte:Memorandum;26:131-152, 2014. .
Resumo:A psicanálise foi introduzida no Brasil a partir de 1920 contribuindo para o surgimento de novas práticas de atenção à saúde da criança. Assim, o presente artigo tem por objetivo discutir a articulação entre a psicanálise e as práticas voltadas à saúde mental da criança surgidas a partir de 1930 por intermédio da obra de Durval Marcondes, pioneiro na difusão e utilização na psicanálise no Brasil. Foi realizada uma pesquisa histórica a partir de levantamento da obra de Durval Marcondes e da equipe por ele liderada circunscrita no tema em epigrafe. A partir deste material identificou-se que a partir da articulação entre higiene mental, escola nova e psicanálise, desenvolveu-se um serviço pioneiro de atendimento à crianças com problemas escolares sustentado na avaliação diagnóstica e na orientação de pais e professores. Conclui-se que este trabalho introduziu a diferenciação entre criança com déficit cognitivo e problemas emocionais e lançou as bases das intervenções psicodiagnóstica e psicopedagógica (AU).^ipt.
Descritores:Psicanálise
Saúde Mental
Criança
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a26/abrao03/

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Id:369 - (903)
Autor:Warren, Adam.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Entre o estrangeiro e o local: obstetrizes francesas, médicos tradicionais e conhecimento médico vernáculo sobre partos em Lima, Peru^ipt / Between the foreign and the local: French midwifery, traditional practitioners, and vernacular medical knowledge about childbirth in Lima, Peru
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(1):179-200, 2015. .
Resumo:Este artigo analisa as políticas de práticas de parteiras profissionais e a condenação de parteiras leigas nos primórdios do Peru republicano. A leitura atenta de publicações de fins do período colonial e dos trabalhos de Benita Paulina Cadeau Fessel, obstetriz francesa diretora de uma escola de parteiras em Lima, revela influência tanto transatlântica como local na campanha contra as parteiras sem titulação. Cadeau Fessel promovia seu ofício com base em debates veiculados na imprensa peruana ilustrada, que aviltavam o conhecimento tradicional de amas de leite e parteiras leigas e as associavam às classes desfavorecidas. Só é possível compreender a transferência do conhecimento francês sobre trabalho de parteiras profissionais para o Peru relacionando-a ao contexto social, político e cultural (AU).^ipt.
Descritores:Parteira Leiga
Obstetriz
Prática Profissional
Peru
França
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000100179

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Id:367 - (901)
Autor:Almeida, Fabio de Oliveira.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A socialização da medicina na era do adhemarismo^ipt / The socialization of medicine in the era of São Paulo Governor Adhemar de Barros
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;21(4):1379-1396, 2014. .
Resumo:A análise observa as conexões entre o processo de profissionalização dos médicos paulistas e políticas de saúde do governo estadual de Adhemar de Barros em São Paulo (1947-1951), em meio a amplas mudanças na área de saúde denominadas pelos médicos paulistas “socialização da medicina”. Reconhecemos aspectos ambivalentes para o profissionalismo médico diante desse governo populista, como: a luta médica pela equiparação ante os advogados servidores públicos estaduais; a criação de uma secretaria de saúde estadual; e certos elos contraditórios entre a área de saúde adhemarista e a ideologia e a organização profissionais da medicina paulista. Nesse particular, o artigo aprofunda a análise de manifestações ideológicas de importantes lideranças médicas paulistas (AU).^ipt.
Descritores:História da Medicina
Associações Profissionais
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702014000401379&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:364 - (898)
Autor:Bezerra, José Arimatea Barros.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Educação alimentar e a constituição de trabalhadores fortes, robustos e produtivos: análise da produção científica em nutrição no Brasil, 1934-1941^ipt / Eating education and the making of strong, robust, productive workers: an analysis of scientific scholarship on nutrition in Brazil, 1934-1941
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;19(1):157-179, 2012. .
Resumo:Com o objetivo de debater o surgimento do campo de saber em alimentação e nutrição no Brasil, em termos de produção científica, tomou-se como objeto obras produzidas e publicadas entre 1934 e 1941, voltadas para difusão e aplicação da base conceitual e metodológica da alimentação racional. Tendo como referencial a teoria sobre a gênese social de campo, o estudo evidenciou a padronização de abordagem e do modus operandi dos intelectuais da área: a indicação de práticas intervencionistas de educação alimentar e nutricional destinadas a grandes contingentes, influenciadas por ideais socioeducacionais da época e pela ideia de educação como instrumento de redenção social (AU).^ipt.
Descritores:História
Educação Alimentar e Nutricional
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702012000100009

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Id:361 - (895)
Autor:Zancan, Lenira; Matida, Álvaro Hideyoshi.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida^ipt / The life story of Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(10):3275-3282, 2015. .
Resumo:O artigo busca refletir sobre a contribuição de Joaquim Alberto Cardoso de Melo (1936-1993) ao campo da Saúde Coletiva relacionando sua trajetória de vida e sua produção científica com questões em seu tempo e que permanecem em debate na atualidade. Contribuição que resultou na produção de novos sentidos para as práticas em saúde, com a compreensão como fenômenos sociais e transdisciplinares. Das conversas com coautores e amigos, e releitura de seus textos, optouse por percorrer sua biografia através de: (i) sua formação e participação nas iniciativas e práticas da medicina preventiva e da educação popular, que nutriram a análise crítica da educação em saúde; (ii) sua presença como educador nos cursos de saúde pública em todo o país, exercitando com gestores, alunos, profissionais e professores a desconstrução das teorias e práticas da educação e da saúde; (iii) sua disposição ao diálogo transdisciplinar com as ciências humanas e sociais na busca de uma "sutura epistemológica" entre razão e paixão, capaz de responder aos dilemas e desafios do trabalho em saúde. Essas três trajetórias indicam que a atuação de "Quincas" deve ser entendida a partir de seu desassossego enquanto sanitarista e educador, engajado na produção de conhecimento e práticas sensíveis à complexidade do fenômeno da vida (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Saúde Pública
Prática Profissional
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001003275

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Id:356 - (890)
Autor:Schraiber, Lilia Blima; Mota, André.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O social na saúde: trajetória e contribuições de Maria Cecília Ferro Donnangelo^ipt / The social in health: trajectory and contributions of Maria Cecilia Ferro Donnangelo
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(5):1467-1473, 2015. .
Resumo:Aborda-se a trajetória profissional e científica de Maria Cecília Ferro Donnangelo, professora, pesquisadora e intelectual de grande importância para a Saúde Coletiva. Nascida em 1940 e falecida em 1983, participou ativamente da emergência da Saúde Coletiva no país e influenciou decisivamente a criação da subárea das Ciências Sociais e Humanas em saúde. Apresenta-se breve biografia, contextualizando escolhas profissionais e produção científica. Formando-se pedagoga no período do nacional desenvolvimentismo e realizando sua pós-graduação em sociologia, Donnangelo localiza-se na triangulação entre a educação, a sociologia e a saúde, ocupando-se da medicina como prática social e profissão em sociedade. Sempre com vistas à igualdade de direitos e em diálogo com a conformação brasileira de estado moderno e suas políticas públicas, examinou questões do social na saúde e na educação, assim como questões da educação em saúde como ferramenta social. Educadora de grande prestígio, deixa pouca publicação. No entanto, por seu caráter inaugural, suas obras são referências clássicas com presença e contribuições não apenas para os dias atuais, mas para o desenvolvimento futuro da Saúde Coletiva brasileira (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Ciências Sociais
Prática Profissional
Biografia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232015000501467&script=sci_arttext&tlng=pt

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Id:351 - (885)
Autor:Rocha, Sabrina Pereira; Benedetto, Maria Auxiliadora Craice de; Fernandez, Fabíola Holanda Barbosa; Gallian, Dante Marcello Claramonte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A trajetória da introdução e regulamentação da acupuntura no Brasil: memórias de desafios e lutas^ipt / The trajectory of the introduction and regulation of acupuncture in Brazil: recollections of the challenges and struggles
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(1):155-164, 2015. .
Resumo:O presente estudo objetivou explorar, a partir de relatos de vida de acupunturistas, a luta pela regulamentação da prática da acupuntura no Brasil. Utilizamos a História Oral de Vida como método, tendo como proposta central a dimensão das experiências humanas envolvidas nesta trajetória de lutas e desafios. Realizamos dez entrevistas, seguindo o conjunto de procedimentos exigidos pela História Oral. As informações contidas nas narrativas foram analisadas e, tomando como referencial a abordagem de interpretação denominada imersão/cristalização, foram estabelecidos os temas centrais do trabalho, a partir dos quais a discussão foi desenvolvida. Os resultados apontaram a emergência de temas extremamente controversos que envolvem aspectos políticos, corporativos e de âmbito cultural, que se apresentam como elementos centrais dentro de um processo histórico ainda em desenvolvimento (AU).^ipt.
Descritores:Acupuntura
Regulamentação Governamental
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000100155

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Id:348 - (882)
Autor:Mota, André; Schraiber, Lilia Blima.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Medicina sob as lentes da História: reflexões teórico-metodológicas^ipt / Medicine under the lens of history: theoretical and methodological reflections
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;19(4):1085-1094, 2014. .
Resumo:A necessidade de se pautarem estudos do campo da saúde numa perspectiva histórica originou novos horizontes analíticos para as condições de emergência de saberes voltados à explicação do social na determinação de processos patológicos e das práticas de saúde. O propósito deste texto é considerar como a ciência histórica, em seus aspectos metodológicos de análise, tem concorrido para a prática do médico, levantando particularmente aspectos críticos mais amplos das questões atinentes ao campo do Cuidado em Saúde, a partir de diálogos entre cultura e a sociedade, plasmados por uma ordem discursiva em ato, não apenas no fazer-se enquanto linguagem, mas na sua efetivação prática dentro de uma racionalidade médica, com a atenção às rupturas e permanências de um discurso científico (AU).^ipt.
Descritores:História
Medicina
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000401085&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:344 - (878)
Autor:Martiniano, Claudia Santos; Andrade, Paula Stefânia de; Magalhães, Fernanda Carla; Souza, Fernanda Ferreira de; Clementino, Francisco de Sales; Uchôa, Severina Alice da Costa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Legalização da prescrição de medicamentos pelo enfermeiro no Brasil: história, tendências e desafios^ipt / Legalization of nurse prescribing of medication in Brazil: history, trends and challenges
Fonte:Texto & contexto enferm;24(3):809-817, 2015. .
Resumo:Objetivou-se identificar os contornos legais e normativos da prescrição de medicamentos por enfermeiros no Brasil apontando sua história, tendências e desafios. Estudo exploratório, realizado por meio de pesquisa documental da legislação da enfermagem, normatizações do Ministério da Saúde e do setor saúde que abordam a questão. Seguiram-se as etapas do estudo documental e a análise de conteúdo dos dados. A categoria da enfermagem contribuiu para a legalização da prescrição, porém não para a sua legitimação; na Atenção Básica, essa atribuição está consolidada por meio de protocolos e legislação, embora sem estratégia clara de acompanhamento pelo Ministério da Saúde; observa-se resistência em algumas normatizações dentro do setor saúde. Conclui-se que há tendência da prescrição de medicamento, por enfermeiros, permanecer apenas na legalidade e o principal desafio é alcançar a legitimidade (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
Legislação de Enfermagem
Prescrição de Medicamentos
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000300809&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:341 - (875)
Autor:Souza, Maria Cristina Frères de; Peres, Maria Angélica de Almeida; Martins, Gizele da Conceição Soares; Filho, Antonio José de Almeida.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Atualização do habitus profissional dos enfermeiros do instituto nacional de câncer (1980-1990)^ipt / Update of the professional habitus from the nurses at the national cancer institute (1980-1990)
Fonte:Texto & contexto enferm;23(3):720-727, 2014. .
Resumo:Estudo histórico-social, com objetivos de caracterizar as áreas de atuação dos enfermeiros do Instituto Nacional de Câncer, onde houve a necessidade de incorporar novos conhecimentos em oncologia, e de discutir os ganhos simbólicos para os enfermeiros. As fontes primárias foram documentos escritos e orais, analisados segundo os conceitos de habitus e capital científico de Pierre Bourdieu. Evidenciou-se que, na década de 1980, a posição do Instituto Nacional de Câncer, no campo da assistência ao câncer no Brasil, fez com que os enfermeiros incorporassem novos conhecimentos nas áreas de cirurgia oncológica, oncologia clínica e transplante de medula ossea. As competências e procedimentos de enfermagem foram reorganizados e novas rotinas de atendimento ao paciente foram estruturadas. Conclui-se que as estratégias para ocupação desse espaço se desenvolveram através do compartilhamento de conhecimento científico, com visibilidade do capital científico no campo da oncologia e assistência altamente especializada, obtendo reconhecimento nacional (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Enfermagem Oncológica
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072014000300720&script=sci_arttext&tlng=pt

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Id:309 - (843)
Autor:Zanetti, Carlo Henrique Goretti; Oliveira, José Antônio Abreu de; Mendonça, Maria Helena Magalhães de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Divisão do trabalho odontológico em perspectiva: desafio de interpretar as competências dos técnicos^ipt / Division of dentistry work in perspective: the challenge of interpreting technicians' abilities
Fonte:Trab. educ. saúde;10(2):195-222, 2012. .
Resumo:Com mais de cem anos de história, a divisão do trabalho odontológico é um processo afeto a princípios distintos, às vezes antagônicos: o profissional (social) e o administrativo (técnico/econômico). As circunstâncias geradas pelo dinamismo histórico desses princípios contendores recursivamente redefinem as possibilidades de sua operação. No Brasil de hoje, o brutal excedente de cirurgiões-dentistas na composição de força de trabalho odontológico tem gerado anomalias no processo de profissionalização da odontologia brasileira; ineficácia e injustiças no processo de racionalização e expansão da divisão de trabalho (trabalho em equipe) no Sistema Único de Saúde, em particular na atenção básica orientada pela Estratégia Saúde da Família; e a perpetuação de disputas interpretativas sobre os instrumentos normativos do ordenamento jurídico, tal como a lei n. 11.889/2008 que regulamenta as profissões de técnico em saúde bucal e de auxiliar em saúde bucal. Tudo isso são elementos cruciais para o futuro da organização de oferta de saúde bucal na atenção básica, bem como a disposição futura da força de trabalho no processo de transição epidemiológica em curso no país, hoje ainda excludente. (AU)^ipt.
Descritores:Pessoal Técnico de Saúde
Prática Profissional
Saúde da Família
Recursos Humanos em Saúde
Odontologia
Recursos Humanos em Odontologia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462012000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:308 - (842)
Autor:Nunes, Rina Tereza D'Angelo; Maia, Suzana Magalhães.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Narrativas sobre o início das práticas fonoaudiológicas na cidade de Salvador, Bahia, Brasil^ipt / Narratives on the beginning of speech therapy services in the city of Salvador, Bahia, Brazil
Fonte:Saúde Soc;22(3):962-971, 2013. .
Resumo:A implantação dos cursos de fonoaudiologia no Estado da Bahia data de 1999. Ainda que a formação acadêmica seja recente, na cidade de Salvador a sua história é mais longínqua e em muitos aspectos se articula com as preocupações que vêm marcando o campo. Para conhecermos esse trajeto histórico, este artigo apresenta narrativas de fonoaudiólogas precursoras na capital baiana, buscando nas suas experiências um saber que configure fonte para compreensão do passado e do presente e projeção do futuro. A colheita das narrativas foi realizada na perspectiva da metodologia da história oral. As vozes das narradoras emolduram a fonoaudiologia em Salvador como acontecimento singular e, ao mesmo tempo, característico da forma como a área foi se constituindo no Brasil, sendo destacados aspectos como: prevalência de um trabalho fonoaudiológico privatista como resultado de políticas públicas equivocadas; reconhecimento por parte dos pacientes como forma primordial de divulgação da área; contribuição local para sua institucionalização; primeiras práticas relacionadas à educação de pessoas surdas e com deficiência mental. Contam também sobre uma clínica que não quer prescrever, em que os envolvidos trabalham juntos vivendo a experiência do encontro. Uma clínica que reconhece o que de singular se organizou em cada pessoa para além do registro do vivido, do psíquico, voltado para o sentimento, para a reciprocidade e a aspiração de todo humano: estar incluído, ser cuidado. (AU)^ipt.
Descritores:Fonoaudiologia
História
Prática Profissional
Brasil
Limites:História do Século 20
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902013000300025

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Id:196 - (528)
Autor:Nogueira, Maria Inês.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As mudanças na educação médica brasileira em perspectiva: reflexões sobre a emergência de um novo estilo de pensamento^ipt / Changes in brazilian medical education in perspective: reflections on the emergence of a new way of thinking
Fonte:Rev. bras. educ. méd;33(2):[262-270], abr.-jun. 2009. .
Resumo:A formação médica atual encontra-se estruturada a partir de um modelo tecnocientífico. No entanto, na contemporaneidade surgem propostas orientadas por um projeto ético-humanista que tensionam esse modelo com vistas a sua transformação. Neste ensaio, considera-se o Sistema Único de Saúde (SUS) como superfície de emergência de novas demandas que alavancam as transformações requeridas na educação médica brasileira. A proposta estabelecida pelas Diretrizes Curriculares do Ensino Médico de 2001 sugere a inserção precoce do aluno em cenários diversificados de ensino-aprendizagem e enfatiza o papel desempenhado pela atenção básica nesse processo. Entende-se que a instituição de novos cenários de prática, a valorização das dimensões psicossocial e antropológica do adoecer e a incorporação de tecnologias relacionais na formação médica possibilitam uma reorientação do olhar sobre os aspectos subjetivos do adoecimento, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde-doença. Considerando que inovações no processo de trabalho possibilitam mudanças na prática clínica e na produção da atenção à saúde, questiona-se a possibilidade de emergência de um novo estilo de pensamento médico.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Estágio Clínico
Sistema Único de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200014

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Id:194 - (526)
Autor:Mishima, Silvana Martins; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Maria Cecília Puntel de Almeida: a trajetória de uma protagonista da enfermagem brasileira^ipt / Maria Cecília Puntel de Almeida: the trajectory of a brazilian nursing protagonist
Fonte:Texto & contexto enferm;18(4):[773-780], out.-dez. 2009. .
Resumo:O presente artigo de reflexão tem por objetivo relacionar a trajetória da Profa. Dra Maria Cecília Puntel de Almeida com a história da enfermagem mais recente, apontando suas contribuições para a compreensão da enfermagem como trabalho. Nos últimos quarenta anos dedicou seus estudos e sua prática para a formação de pesquisadores de enfermagem, para construção da reforma sanitária brasileira, para a consolidação de uma perspectiva política da enfermagem brasileira no processo de construção de uma prática de saúde e de enfermagem mais democrática e para a formação de enfermeiros engajados em mudanças das práticas de enfermagem e dos serviços de saúde. Suas produções constituem uma demarcação da enfermagem como resultado e resultante das relações históricas, sociais, econômicas e culturais. Concluímos que seu legado é produto e produtor do movimento de engajamento da enfermagem brasileira em lutas pela democracia e pela saúde como direito.(AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Prática Profissional
Enfermagem em Saúde Pública
Brasil
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072009000400020&script=sci_arttext

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Id:183 - (515)
Autor:Pereira, Maria José Bistafa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A enfermagem no Brasil no contexto da força de trabalho em saúde: perfil e legislação^ipt / Nursing in Brazil in the context of the work force of the health: profile and legislation
Fonte:Rev. bras. enferm;62(5):[771-777], set.-out. 2009. .
Resumo:Este artigo parte da referência da enfermagem como prática social, apóia-se na categoria trabalho para abordar a força de trabalho em enfermagem no Brasil. Resgata historicamente a conformação do seu perfil vinculada à organização mais geral do setor saúde do país. O perfil do trabalhador relaciona-se à finalidade que se imprime ao processo de trabalho em saúde. Entendemos que as forças em movimento no contexto da saúde são contingenciadas, mas que seus atores organizados podem imprimir direções determinadas pelo âmbito técnico, ético e político. Lançamos o convite para a reflexão sobre quais perfis de enfermagem defendemos e queremos para os múltiplos Brasis. Destacamos características do trabalhador de enfermagem generalista, assinalando que para esta formação serão necessários novos arranjos de poderes e saberes que poderão construir outros perfis e contornos para o trabalho em saúde e para a enfermagem, de forma mais comprometida com os princípios do Sistema Único de Saúde. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Saúde Pública
Prática Profissional
Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000500022

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Id:173 - (505)
Autor:Gentil, Rosana Chami; Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Processos de acreditação para o enfermeiro: um recorte histórico^ipt / Accreditation processes for nurses: a historical briefing
Fonte:Rev. bras. enferm;62(1):[125-131], jan. -fev. 2009. .
Resumo:Para identificar, descrever e analisar os marcos históricos da acreditação de enfermeiros na área de cuidados críticos foi realizada pesquisa no LILACS e MEDLINE, identificando-se 16 publicações que resultaram em 4 categorias. Nos Estados Unidos, o CCNE e a NLNAC se dedicam a avaliar cursos e instituições de ensino de Enfermagem, os enfermeiros generalistas são avaliados pelo NCLEX e os especialistas por entidades de classe. Também há interesse na acreditação de enfermeiros na Espanha, Canadá, África do Sul e Austrália. Nos EUA, o processo começou na década de 1940 e, na Espanha, na de 1990. Concluiu-se que a certificação e acreditação profissional na Enfermagem são praticadas principalmente em países desenvolvidos e iniciaram-se no meio do século passado. (AU)^ipt.
Descritores:Acreditação
História da Enfermagem
Prática Profissional
Educação Continuada
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000100019&script=sci_arttext

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Id:171 - (503)
Autor:Rezende, Mônica de; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A equipe multiprofissional da 'Saúde da Família': uma reflexão sobre o papel do fisioterapeuta^ipt / 'Family health' multiprofessional teams: a reflection on the physiotherapist's role
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;14(supl.1):[1403-1410], set.-out. 2009. .
Resumo:Este artigo pretende contribuir para o debate instituído sobre a composição das equipes de Saúde da Família. Deve ser apreendido como uma reflexão sobre a possibilidade de integração do fisioterapeuta nas equipes, na intenção de mostrar os aspectos da profissão que a tornam capaz de potencializar a resolutividade da atenção básica. No estudo, foram analisados os documentos legais que aprovam as normas para habilitação ao exercício da profissão de fisioterapeuta. Nos anos setenta e oitenta, acompanhando a reforma sanitária brasileira, tais documentos oficializaram o processo que levou a fisioterapia, profissão historicamente reconhecida pela atuação clínica, a mudar seu objeto de trabalho, aproximando o fisioterapeuta de práticas preventivas e de promoção da saúde, típicas do primeiro nível do cuidado. Concluiu-se que tal mudança abriu importante espaço de integração ainda pouco trabalhado e propõe-se seu aprofundamento, direcionando a reflexão para as formas de integração e a necessidade que se impõe aos gestores de planejar suas ações de forma articulada com a comunidade, a partir da análise da situação de saúde no nível local, garantindo a intervenção sobre problemas e grupos populacionais prioritários (AU)^ipt.
Descritores:Saúde da Família
Fisioterapia (Especialidade)
Pessoal de Saúde
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000800013&lng=pt&nrm=iso

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Id:148 - (158)
Autor:Moreira, Leocarlos Cartaxo; Ramos, Flávia Regina Souza.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O processo histórico do trabalho de enfermagem no município de Cuiabá - Mato Grosso^ipt / The historical process of the nursing work in the city of Cuiabá - Mato Grosso
Fonte:Rev. bras. enferm;57(6):[764-767], nov.-dez. 2004. .
Resumo:O estudo trata-se de uma pesquisa histórica, cujo objetivo foi historicizar a singularidade do processo de trabalho de enfermagem no município de Cuiabá/MT. Os dados foram coletados a partir de fontes primárias e secundárias. Pelos dados analisados a enfermagem surgiu com o atendimento e cuidados aos enfermos, prestados por pessoas voluntárias, negros e escravos. A primeira instituição criada foi a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A assistência de enfermagem era prestada por religiosas, leigos e escravos, calcados na abnegação, acolhimento e apadrinhamento. Sucessivos eventos importantes como a implantação da ABEn/MT, o Curso de Graduação em Enfermagem e o COREN/MT marcaram a trajetória do trabalho de enfermagem, os quais, estiveram vinculados ao empresariamento na área da saúde no contexto estudado. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Enfermagem
Pessoal de Saúde
Prática Profissional
Estudos Retrospectivos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n6/a29.pdf

OHS-PeriRHS
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Id:122 - (132)
Autor:Oguisso, Taka.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História da legislação do exercício da enfermagem no Brasil^ipt / History of the nursing practice legislation in Brazil
Fonte:Rev. bras. enferm;54(2):[197-207], abr.-jun. 2001. .
Resumo:Relata a grande contribuição da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) no estudo, discussão e aprovação das leis e demais atos normativos que causam grande impacto à profissão da enfermagem. Cabe destacar que a ABEn sempre trabalhou de uma forma muito ativa, pacífica, correta e altaneira, com utilização de argumentos técnicos e dados documentais para o convencimento de autoridades legislativas e executivas na busca dos objetivos finais que a classe necessitava (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Legislação de Enfermagem/hist
Associações Profissionais
Brasil
Prática Profissional
Localização:BR905.1 - Biblioteca



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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